Jesus_Cristo

                                       ( Artigo em EDIÇÃO)

“… ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.

Diante de tantas inconsistências e incompatibilidades com o restante dos escritos sagrados, Mateus 28:19 tem sua autenticidade questionada. A história demonstra que na era apostólica batizava-se apenas em nome de Jesus, sendo que batismos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo só foram realizados muitos anos após a morte dos apóstolos.

Para os estudiosos das Escrituras Sagradas é bastante intrigante encontrar no Novo Testamento duas fórmulas batismais completamente opostas, ou seja, uma ordenando o batismo em nome de Jesus e outra ordenando o batismo em nome de uma trindade.

O tema levanta uma série de questões interessantes. Por que a fórmula de Mateus 28:19 não foi aplicada pelos apóstolos? Por que o batismo em nome da trindade aparece explicitamente apenas em um único texto no evangelho de Mateus, e não aparece nos demais evangelhos e em nenhuma das epístolas? Se Jesus ordenou, por que não a mencionaram Marcos, João e Lucas? Em  outras palavras, Mateus 28 não é o único registro nos evangelhos da “Grande Comissão” da Igreja. Lucas também registrou esse evento em grande detalhe. Em Lucas 24:46-47, ele escreveu sobre Jesus falando na terceira pessoa:

E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, e em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém”.

Esta passagem entra em flagrante contradição com o texto suspeito de Mateus, 28:19, e apresenta Jesus falando na primeira pessoa: “em meu nome”.  Além disso, o Evangelho de Marcos também registra outra versão da “Grande Comissão” usando alguns dos mesmos padrões de discurso:

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão”, Marcos 16:15-18.

É claro que não é o batismo “em meu nome” que se refere aqui, mas sim as obras que os discípulos fariam. No entanto, em comparação com Mateus,  há semelhança significativa, mas o batismo trinitário não é explicitamente mencionado.

Por que a mudança drástica? Aliás, deve-se perguntar quem estaria interessado nessa forma trinitária suspeita de Mateus 28:18, 19. Observe este texto do Cardeal Josef Ratzinger, ex Pontífice Benedito XVI, apresentado em seu livro Introdução ao cristianismo:

“… A fórmula básica de nossa profissão de fé teve sua formação durante o curso do segundo e terceiro século EC. em conexão com a cerimônia do batismo. Até onde se pode relacionar sua origem, o texto vem da cidade de Roma …  Provavelmente, durante o segundo século, e ainda mais no terceiro, a originalidade da simples fórmula tríplice, a qual simplesmente  utiliza o texto escrito de Mateus 28, foi alongada no meio da sessão, isso é sobre a questão de crer em Cristo. Aqui, depois de tudo, o elemento decisivo para o cristianismo estava envolvido e considerou-se necessário dar-lhe, no âmbito da questão como um breve resumo do que Cristo significa para os cristãos…” Introdução ao cristianismo. Capítulo 2, pg 82-83 (Cardeal Josef Ratzinger).

A ideia aqui exposta requer atenção para observar a referencia a “fórmula tríplice de Mateus”. Que melhor e mais claro testemunho para mostrar a origem da inserção longa de Mateus 28: 19, que esta, feita pelo ex Papa? Sabiamente, e sem medo de cometer erro algum, ele declara que a fórmula tríplice do credo apostólico está associada como sequência daquilo que posteriormente veio a ser tido como um alongamento da declaração de Mateus. O Cardeal está dizendo que esse alongamento em Mateus 28: 19 foi realizado por volta do século III EC., quando o Credo Apostólico foi elaborado.

Também o Cardeal disse que a simples fórmula tríplice, a qual usa o texto de Mateus foi alongada durante a sessão. Que quer dizer isso? Isto quer dizer que quem criou o credo apostólico teve como base Mateus 28: 19, mas observe cuidadosamente que o Cardeal não diz que Mateus 28: 19 continha a fórmula tríplice, mas sim que quem criou o credo o alongou, veja as suas palavras: “a qual simplesmente usa o texto escrito em Mateus 28: 19, foi alongada durante a sessão, com respeito a questão de crer em Cristo”. Assim a fórmula tríplice não é de Mateus original (hebreu), mas sim do credo apostólico do século III como o leitor pode ver. E mais, ao dizer que ela “foi alongada durante a sessão, isto é, com respeito à questão de crer em Cristo”, está dizendo que para os criadores do credo apostólico não era correta a declaração original de Mateus na qual Cristo manda ir pregar o evangelho “em meu nome”, mas o alongaram adicionando “em nome do Pai, do Filho e do espírito santo”.

Com certeza a história do credo apostólico é bastante interessante porque é fonte informativa acerca das razões pelas quais o versículo 19 de Mateus 28 aparece em todas as versões da Bíblia como atualmente é apresentado. E mesmo que popularmente esse alongamento possa parecer piedoso é perfeitamente conveniente para a fé da religião romana cristã, o certo é que, se a história é correta, então significa que essa inserção não foi inspirada por Deus, mas sim por aqueles que forçaram e introduziram a entrada da trindade nas cópias dos escritos apostólicos. 

Onde está a fórmula trinitária em Atos e nas cartas apostólicas?

A  seguir apresento algumas  citações dos escritos apostólicos onde claramente é mencionada a fórmula batismal em nome de Jesus,

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus, para perdão dos pecados; e recebereis a dom do Espírito Santo”. Atos 2: 38

Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus, se batizavam, tanto homens como mulheres”. Atos 8: 12

Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome de Jesus”. Atos 8: 16

E mandou que fossem batizados em nome de Jesus. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias”. Atos 10: 48

E os que ouviram foram batizados em nome de Jesus”. Atos 19: 5

Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus fomos batizados na sua morte?” Romanos 6: 3.

Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo”. Gálatas 3: 27

Ao escrever sua carta à Igreja de Colossos, o apóstolo Paulo dirige uma exortação para os novos conversos, os quais foram sepultados e ressuscitados juntamente com Cristo no batismo (Colossenses 2:12 e 3:1). Não se deve esquecer que os grandes fatos da graça redentora são exibidos por este batismo, através do qual estão representados a morte, o sepultamento e a ressurreição de nosso Salvador Jesus Cristo,

Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado”, Romanos 6:3-6.

É espantoso e estarrecedor o silêncio ao modelo trinitário de Mateus nos textos que se seguiram a grande comissão, pois descobrimos os comissionados omitirem a terminologia Pai, Filho e Espírito Santo no rito batismal primitivo. Podemos claramente notar que Mateus 28:19, na versão atual, é contraditória ao que todos os apóstolos escreveram.

Os primeiros escritos, ou seja, os originais das Escrituras, não traziam o texto Trino visto em nossas versões modernas.

Evidência interna

Examinai tudo, retende o que é bom” (1 Tessalonicenses 5:21) Neste versículo, a palavra grega traduzida como “provar” é dokimazo, e isso significa, “para testar, provar, examinar (para ver se uma coisa é verdadeira ou não), para reconhecer como genuíno depois de exame, aprovar, julgar digno”.

Ao examinar o contexto, descobrimos que o texto trinitário de hoje carece de sintaxe lógica, isto é, a verdadeira compreensão do versículo é obscurecida por uma falha dos conceitos variados para harmonizar. Se, no entanto, escrito como se segue, o texto se encaixa em todo contexto das Escrituras, e a progressão das instruções é compreensível:

Todo o poder é dado a mim… ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações em meu nome, ensinando-lhes a guardar tudo que vos tenho ordenado…” (Mateus 28:18-20).

Portanto, como podemos ver, a tríplice formula batismal trinitária não passa no teste da frequência. Em outras palavras, podemos perguntar: É a frase “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” usada em outros lugares na Escritura? Nem uma vez!

A declaração escriturística é baseada no fato do batismo em nome de Jesus? Sim! Isto é esclarecido em 1 Coríntios 1:13: ”Está Cristo dividido? Foi Paulo crucificado por vós? Ou fostes vós batizados em nome de Paulo?”.

Essas palavras, quando cuidadosamente analisados, sugerem que os crentes devem ser batizados em nome d’Aquele que foi crucificado por eles. O Pai, em Seu amor insondável, nos deu o Seu único Filho para morrer em nosso lugar. O próprio Senhor Jesus foi crucificado, e, portanto, em Seu nome crentes devem ser batizados, como também atesta o  Dr. Thomas, no Mistério Revelado, artigo XLIV:

“Há apenas um caminho para um crente de as coisas concernentes ao Reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo para colocá-lo em, ou para ser investido com o seu nome, e que é, por imersão em Seu nome. O batismo é para esse fim específico. Como pela sua importância, o batismo está ligado inseparavelmente com a morte de Cristo. É o meio de identificação do crente com a morte do Senhor”. Caminho de Deus , pg . 190.

O Pai não morreu, nem o Espírito Santo. Como diz a Escritura: “… sepultados com Ele (Jesus) no batismo“, (Romanos 6:3-5), não com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

R. Roberts usou essa explicação em “A Natureza do Batismo”, página 13):

“De acordo com a imersão trinitariana não é suficiente ser batizado no Filho. Assim, Cristo é deslocado de sua posição como o elo de ligação, a porta de entrada, o “caminho novo e vivo”. E, portanto, há três nomes debaixo do céu pelo qual devamos ser salvos, em oposição à declaração apostólica, que “não há nenhum outro nome debaixo do céu, dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos“. (Atos 4:12).

A Escritura ensina que o batismo em nome de Jesus é um ato de arrependimento para a remissão dos pecados (Atos 2:38). Em segundo lugar, o batismo em seu nome por si só está associado com a promessa do Espírito Santo de Deus (Atos 2:38, 19:1-5). Em terceiro lugar, o batismo em nome de Jesus é comparado com a nossa vontade pessoal a ser sacrifício vivo ou até mesmo morrer com Cristo (Romanos 6:1-4 e Colossenses 2:12). Em quarto lugar, sendo batizado em Cristo é a forma como estamos a ser colocados em Cristo (Gálatas 3:27). Quinto , o batismo em seu nome é chamado de ” a circuncisão de Cristo”, e reflete o nosso “homem do pecado” , tornando-se uma “nova criatura em Cristo Jesus”. (Colossenses 2:11-12 , 2 Coríntios 5 : 17). O batismo em nome de Jesus expressa a fé na vida física de Jesus, a crucificação do Filho de Deus pelos nossos pecados, e remissão dos pecados através do Seu nome.

O batismo trinitário só pode expressar a fé em si mesmo, e foi construído para preservar interesses católicos romanos.

Com base no entendimento acima, podemos verificar o texto genuíno de Mateus 28:19 confirmando o uso da frase “em meu nome”. Observem que Paulo não só expressou esse princípio, mas ele aplicou especificamente ao tema do batismo em Atos 19: 1-6, que é um relato sobre os discípulos de João, os quais tinham sido batizados em seu ministério. Assim como o batismo em nome de Jesus, o batismo de João era de arrependimento para a remissão dos pecados (Marcos 1:4, Atos 2:38). Toda mensagem de João, que acompanhou o seu batismo, foi sobre aquele que viria depois dele, que iria “tirar os pecados do mundo” e “batizar com o Espírito Santo”. Paulo introduziu esses discípulos em Cristo e aplicou o princípio de rebatiza-los. “Paulo lhes disse: João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo”.

Autoridades históricas e contemporâneas – Fontes

Resta-nos, pois, buscar informações através de fontes históricas disponíveis. A história, no decorrer do tempo, vem mostrando as mudanças efetuadas por pessoas de grande influência religiosa dentro do cristianismo. Os registros históricos provam que o texto original, que serviu de base para os batismos realizados pelos apóstolos foi modificado em alguma época do passado, a fim de adaptá-lo ao credo dos concílios de Nicéia e Constantinopla.

Vou selecionar aqui os comentários de mais relevância sobre a sentença final no Evangelho de Mateus começando pelo testemunho da história e finalizando com alguns eruditos de nosso tempo

Enciclopédia Britânica: “A fórmula batismal foi mudada do nome de Jesus Cristo para as palavras Pai, Filho e Espírito Santo pela Igreja Católica no 2º Século.” – 11a Edição, Vol.3 – págs. 365-366. (em inglês)… “Sempre nas fontes antigas menciona que o batismo era em nome de Jesus Cristo.” – Volume 3 pág.82.

Enciclopédia da Religião – Canney: “A religião primitiva sempre batizava em nome do Senhor Jesus até o desenvolvimento da doutrina da trindade no 2° Século.” – pág. 53 (em inglês).

Nova Enciclopédia Internacional: “O termo “trindade” se originou com Tertuliano, padre da Igreja Católica Romana.” – Vol. 22 pág. 477 (em inglês).

Enciclopédia Da Religião – Hastings: “O batismo cristão era administrado usando o nome de Jesus. O uso da fórmula trinitariana de nenhuma forma foi sugerida pela história da igreja primitiva; o batismo foi sempre em nome do Senhor Jesus até o tempo do mártir Justino quando a fórmula da trindade foi usada.” – Vol.2 pg 377-378-389 (em inglês).

Em 1960, a Sociedade Britânica e Estrangeira da Bíblia publicou um Novo Testamento grego, e a tradução para Mateus 28:19 foi formulada da seguinte forma,

“en para onomati mou” (” em meu nome”) – Eusébio foi citado como autoridade.

Eusébio de Cesaréia (270-340 a.d.), conhecido como o pai da história da igreja, foi provavelmente o maior historiador da igreja dos primeiros séculos. Sua obra é vasta e ele é considerado um dos preservadores da literatura sacra em sua época. Embora não tenha se destacado pela criatividade e originalidade, Eusébio goza de boa reputação no tocante à sua precisão. Não temos espaço suficiente para discorrer com detalhes acerca da obra e influência de Eusébio de Cesaréia, mas sabemos que ele baseou seus escritos em manuscritos anteriores e mais fidedignos do que os que temos hoje. No início do quarto século, Eusébio citou Mateus 28:19 diversas vezes em comentários sobre Salmos, Isaías, e em obras como Demonstratio Evangelica e Teofania. Também citou este verso em História da Igreja. Uma das fontes preciosíssimas deste renomado pai da Igreja foi registrada por ele, como segue,

“… quando volto meus olhos em direção a evidencia do poder da Palavra, que a multidões ganhou, e que enormes igrejas têm sido fundadas por aqueles iletrados discípulos de Jesus, não em obscuros e desconhecidos lugares, mas nas mais nobres cidades, quero dizer, a Roma Real, Alexandria, Antioquia, todo o Egito e Líbia, Europa e Ásia, em aldeias entre as nações, me vejo irresistivelmente forçado a voltar meus passos e buscar a razão, e a confessar que eles só puderam ter tido êxito em sua atrevida aventura, pelo poder mais divino e mais forte que o do homem, e pela colaboração daquele que disse: “Fazei discípulos de todas as nações em meu nome”. Eusébio de Cesareia. Demonstração do Evangelho. Livro III, Capítulo 7. “Com certeza, com o poder de Cristo, que lhes havia dito: “Ide e fazei discípulos de todas as nações em meu nome”. Eusébio de Cesareia. História Eclesiástica. Livro III. 24.6.

Ao fazer tais citações de Mateus 28:19, Eusébio usou manuscritos mais antigos e mais fidedignos do que os que temos hoje.

O Testemunho de alguns eruditos do nosso tempo

“O comando para batizar no nome tríplice foi uma expansão doutrinária tardia. Em vez das palavras batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo deve-se ler simplesmente, em meu nome”. Dr. Peake – Comentário Bíblico ,  página 723

“Há o  “trino” fórmula batismal, o que pode ser uma cana quebrada quando cuidadosamente investigada,… não se pode encontrar um único exemplo, em Atos ou nas Epístolas, das palavras nunca serem usadas em qualquer um dos principais batismos registrados, não obstante ao mandamento explícito de Cristo (aparentemente), no final do Evangelho de Mateus”. F. Whiteley no testemunho ( outubro 1959 , pg . 351 , “Back to Babylon” )

“O contraste e a incoerência interna ilógica da passagem… leva a uma presunção de um dano intencional no interesse da Trindade… Isso aumenta nossa dúvida trazendo uma certeza decisiva sobre a autenticidade da passagem”. E.K. Visitor Fraternal – Artigo: “A Questão da Trindade e Mat 28:19.” 1924, pág. 147-151.

Em sua tradução literal da Bíblia, Dr. Robert Young colocou os trinitários “nomes” de Mateus 28:19, em parênteses, indicando, assim, que as palavras são de autenticidade duvidosa.

“A fórmula trinitária (Mt 28:19) foi uma adição tardia por algum espírito cristão reverente”. James Martineau – Dicionário Bíblico, artigo ” Sede de Autoridade” ,

“A explicação óbvia do silêncio do NT no nome trino, e o uso de uma outra fórmula em Atos e Paulo, é que esta era a outra fórmula anterior e que a fórmula trina é uma adição posterior”. Encyclopedia of Religion and Ethics 

O Professor Harnack rejeitou o texto quase desdenhosamente, “nenhuma palavra do Senhor” – History of Dogma (edição alemã).

Resumindo o Ex Pontífice Josef Ratzinger,

“A forma básica da nossa profissão de fé  tomou forma ao longo dos séculos segundo e terceiro d.C. em conexão com a cerimônia do batismo. Trata-se originariamente de uma fórmula nascida em Roma.” Introdução ao Cristianismo – Capítulo 2, p. 82 (Autor: Cardeal Joseph Ratzinger – Papa Benedito XVI).

O dogma da trindade inegavelmente foi criado pela Igreja de Roma e se fundamenta em suposições filosóficas derivadas de ideias pagãs. Os primeiros estudos sobre esse assunto surgiram a partir do segundo século depois de Cristo. O povo de Deus, no século III, enfrentou uma crise de fé no interior de suas fileiras em virtude dos debates a respeito da trindade. A história revela que “muitos cristãos opunham-se à ideia de um Deus uno e trino formado pelo Pai, o Filho e o Espírito Santo, o que lhes parecia muito próximo do politeísmo dos seus vizinhos pagãos.” Depois de Jesus o triunfo do cristianismo, p. 153.

A oficialização do dogma da trindade ocorreu no quarto século, nos Concílios de Nicéia (325 d.C.) e Constantinopla (381 d.C.). Assim, para o fiel pesquisador das Escrituras Sagradas a conclusão é clara. A fórmula batismal correta é aquela praticada pelos apóstolos e realizada “EM NOME DE JESUS”.

A Bíblia de Jerusalém, de 1966, uma produção católica, tem essa nota em Mateus 28:19:

Pode ser que esta fórmula… é um reflexo da utilização litúrgica posteriormente estabelecidas na comunidade primitiva. Recorde-se que os atos fala batizando em nome de Jesus”.

F.C. Kenyon, no texto da Bíblia grega, páginas 241-242, disse:

“… cada livro teve seu único texto original, que agora é objeto de crítica para se recuperar, mas nos dois primeiros séculos, este texto original grego desapareceu sob uma massa de variantes, criado por erros, por alterações conscientes, e por tentativas para sanar as incertezas assim criadas“.

Como foi visto com base nos fatos históricos, há fortes evidências que já a partir do segundo século o texto original sofreu modificações, para se enquadrar à recém-criada doutrina da trindade.

Devemos corrigir o texto de Mateus 28:19? Como se comportar diante daquilo que muitos apenas chamam de formas de simbolismo divino? O valor simbólico do batismo em Mateus 28:19 não podia ser de menor preocupação para com Deus do que a Arca da Aliança foi no antigo Israel. Uzá morreu quando ele a tocou, e poucos, talvez, concluam que seus motivos não eram nada louváveis!

Toda ação simbólica exigida por Deus é associado com a causa e o efeito real. Considere os seguintes exemplos de causa e efeito. Quando Josué apontou sua lança, houve vitória (Josué 8:18) Apenas três vitórias foram dadas a Joás, quando ele atingiu o chão apenas três vezes (2 Reis 13:19-25). O cordeiro pascal tinha que ser sem defeito (mesmo como foi Cristo ), para que a  casa fosse protegida contra o anjo da morte (Êxodo 12:05 ). Nenhum dos rituais de Deus são sem verdadeiro significado e consequências. Quando Deus fala, está feito! Cristo chamou Lázaro, e Lázaro ressuscitou! Em matéria de ritual, como o Batismo e a Páscoa, estamos a lidar com os rituais de Deus, não do homem.

Tudo que é feito pelos rituais dos homens, não importa quão bem intencionados sejam, quando se desviam das Escrituras, nada mais são do que tradições inúteis que “fazem a Palavra de Deus sem nenhum efeito” (Marcos 7:13). A obediência aos mandamentos de Deus , no entanto, será sempre “causar” um “efeito” desejável.

Na questão de estabelecer o texto original de Mateus 28:19, é realmente importante para determinar o que é verdadeiro e o que é falso, a fim de obedecer corretamente a ordem de Deus. Afinal, essa é a essência do nosso texto introdutório de Deuteronômio 4:2: “Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando“. Quando somos obedientes ao verdadeiro comando de nosso Senhor, podemos esperar um efeito eterno .

Necessário dizer é que, em nada me oponho, é óbvio, aos nomes do Pai, Filho e Espírito Santo serem citados, mas a formulação e tonalidade textual de Mateus 28:18, 19 demonstram claramente os interesses trinitários, escusos e heréticos.

Fontes

Controvérsia a respeito de Mateus 28:19

Verdade sobre Mateus 28:19

 

 

Anúncios